E se através da tecnologia pudéssemos criar negócios inteligentes totalmente descentralizados de instituições burocráticas, blindados contra a corrupção e que se desenvolvessem de forma colaborativa?
Essa é a proposta da Ethereum, uma poderosa plataforma na qual desenvolvedores podem criar lógicas de negócios que funcionem de forma descentralizada e com total segurança contra fraudes, oferecendo uma gama de soluções para problemas diários e burocráticos que são atualmente resolvidos com grandes despesas de tempo e dinheiro.
Como base para inúmeras possibilidades, a Ethereum utiliza a mesma tecnologia que está por trás da Bitcoin, o Blockchain (na tradução: cadeia de blocos). Assim como um banco mantém o registro contábil de todas as transações de dinheiro nele realizadas, o Blockchain é um software poderoso que registra as transações feitas com Bitcoins no mundo inteiro. Esses registros não podem ser falsificados ou adulterados por ninguém, pois existem cópias do Blockchain armazenadas em milhares de computadores potentes ao redor do mundo. Não se pode alterar nenhum registro sem ter que alterar todas as cópias existentes, isso demandaria a força de todos os milhares de computadores juntos.
Uma rede de colaboradores independentes chamados de “mineradores” são responsáveis por processar e validar as transações de Bitcoins em seus computadores, para que possam ser registradas no Blockchain. Transações mundiais, que geralmente demandam muito tempo e dinheiro para serem validadas, poderiam ser realizadas em questão de minutos, com a velocidade e eficiência que a tecnologia Blockchain oferece.
Essa é uma ideologia inovadora de uma internet democrática não controlada por ninguém (centralizada), mas mantida de forma colaborativa por uma comunidade envolvida (descentralizada). Essa novo pensamento pode melhorar drasticamente a forma como o mercado e os negócios funcionam.
Agora imagine se além de dinheiro, pudéssemos descentralizar e manter de forma segura e colaborativa, qualquer lógica de negócio? Sistemas de votação, registro de documentos legais, transferências de bens, contratos entre indivíduos, prestação de contas de instituições governamentais, imagine simplesmente “tudo” o que possa ser programado através de uma lógica.
Na Ethereum, desenvolvedores escrevem lógicas de negócios chamadas de “contratos inteligentes”. Os contratos inteligentes podem armazenar dados, enviar e receber transações, como também interagir com outros contratos, independente de qualquer controle. Não há como derrubá-los ou atacá-los, os contratos inteligentes rodam descentralizados na Blockchain, da mesma forma que as transações de Bitcoin.
A venda de um imóvel por exemplo, requer muitos papéis, burocracia, tempo e dinheiro. Com a tecnologia Blockchain, a transação do imóvel poderia ser feita de forma digital, reconhecida e validada de forma rápida e segura, sem a participação e lucro de terceiros. Não haveria sequer piso salarial no futuro, pois a própria comunidade poderia decidir quanto cada profissional mereceria receber, baseado em um conjunto de lógicas de meritocracia, acontecendo de forma fluída e transparente para todos.
Clique aqui para conferir algumas ideias em evolução, desenvolvidas na plataforma Ethereum.
Em tão pouco tempo, a evolução tecnológica nos atribuiu ferramentas para moldar a nossa realidade. Através das redes sociais nossa voz expandiu para o mundo, hoje além de consumidores, somos criadores e distribuidores de conteúdo independente. A tecnologia também nos permitiu o empreendedorismo de negócios inovadores, proporcionando novas experiências de consumo.
Hoje nós rompemos barreiras políticas, descentralizamos o poder e reconstruímos juntos, o nosso mundo. Imagine o que ainda está por vir.
Clique aqui e visite o site oficial da plataforma Ethereum.
Com a crescente informatização de setores e empresas de todos os ramos, uma necessidade que surge é a de garantir a segurança dos dados e informações digitais. Um simples clique
CAPSAICINA é a substância ativa da pimenta. É o que faz ela arder na alma da gente.
Um blog ousado sobre arte, cultura e tecnologia.
Feito por um grupo apaixonado pelo desafio de alcançar a melhor performance e oferecer a melhor experiência através do desenvolvimento de softwares para a internet.
Para nós a tecnologia que inspira é como uma pitadinha a mais de pimenta: deixa tudo mais interessante e causa novas sensações. É esse sabor picante que nos envolve e faz arder ainda mais essa nossa paixão. Afinal com pimenta, tudo é mais gostoso!
Por que não experimentar? Quero ver se você aguenta.
Conheça quem adiciona pimenta nesse molho.