Kanban é um termo de origem japonesa e significa literalmente “cartão”ou “sinalização”.
Este é um conceito relacionado com a utilização de cartões (post-it e outros) para indicar o andamento de tarefas numa determinada empresa.
Nesses cartões são colocadas indicações sobre uma determinada tarefa, por exemplo, “para executar”, “em andamento” ou “finalizado”.
O método Kanban foi inicialmente aplicado em empresas japonesas de fabricação em série e está estreitamente ligado ao conceito de “just in time”.
Hoje em dia a informação pode chegar de qualquer lugar e por qualquer dispositivo, apesar de estarmos armados com smartphones, tablets e computadores de ultima geração, a sobrecarga de informação insiste em nos perturbar. E-mails, planilhas, listas de tarefas e relatórios estão em todas as partes. Mas, quando eles não se encaixam em uma informação textual única, a sua eficácia fica menor do que você imagina. Estudos científicos comprovam que o cérebro processa uma informação visual 60 mil vezes mais rápido do que em texto. Sem falar que à retina está ligada a 40% de todas as nossas fibras nervosas.
O Kanban lhe ajuda a assimilar e controlar o progresso de suas tarefas de forma visual. É, normalmente, utilizado um quadro branco com alguns pequenos papéis (Post-it) colados, esses papéis representam as suas tarefas, ao termino de cada tarefa o papel é puxado para a etapa seguinte até que a mesma seja finalizada. Ao olhar para um quadro Kanban é fácil enxergar como o trabalho seu e de sua equipe fluem, permitindo não só comunicar o status, mas também dar e receber feedbacks.
Podemos ver abaixo um típico quadro Kanban comumente utilizado por equipes de desenvolvimento de software.
A classificação de itens vai de equipe para equipe, não existe uma regra que dite quais tipos de itens devem ser utilizados, eles são definidos de acordo com o processo de trabalho da empresa. Podemos citar alguns exemplos de item, como: bugs, tarefas, estória de usuário, recurso, casos de uso, sugestão de melhoria, enfim, é possível classificar o item em diferentes tipos de demanda. Fica a critério identificar os itens referentes ao contexto.
Imagine que são 2 horas da madrugada, você já deveria ter ido dormir faz tempo. Amanhã o dia é cheio e você tem que chegar com um sorriso lindo no
CAPSAICINA é a substância ativa da pimenta. É o que faz ela arder na alma da gente.
Um blog ousado sobre arte, cultura e tecnologia.
Feito por um grupo apaixonado pelo desafio de alcançar a melhor performance e oferecer a melhor experiência através do desenvolvimento de softwares para a internet.
Para nós a tecnologia que inspira é como uma pitadinha a mais de pimenta: deixa tudo mais interessante e causa novas sensações. É esse sabor picante que nos envolve e faz arder ainda mais essa nossa paixão. Afinal com pimenta, tudo é mais gostoso!
Por que não experimentar? Quero ver se você aguenta.
Conheça quem adiciona pimenta nesse molho.