Você sairia do “mundo da lua” para viver lá?
Dar um tempo dos terráqueos não soaria nada mal.
E essa ideia não poderia ter vindo nada menos ou a mais : Elon Musk.
Ainda vou fazer um post especial dele!!
Elon Musk, fundador de SpaceX, anunciou que o milionário japonês Yusaku Maezawa será o primeiro cliente da companhia a visitar a Lua. A notícia causou muito entusiasmo principalmente porque Maezawa pretende viajar acompanhado por entre seis e oito artistas.
Apesar de não passar de especulações, o projeto de Maezawa é bem interessante. Chamado de Dear Moon, ele imagina como seria levar a vida humana para habitar a lua, baseado na arte!
Em uma declaração, Maezawa ponderou o que poderia ter acontecido se Picasso ou John Lennon pudessem viajar pelo espaço. “Todos nós temos a capacidade de sonhar sonhos que nunca foram sonhados”, disse ele.
Deem uma olhada!
E, em resposta a isso, o jornal norte americano, New York Times, conversou com importantes nomes da arquitetura e da arte, para juntos tentarem imaginar e planificar a vida na lua.
Obs: As imagens são ilustrativas das ideias e pensamentos dos artistas, correlacionando alguma obra deles ou imagens aleatórias que os expressem.
01. Daniel Libeskind – Arquiteto – Nova York
“Minha proposta é transformar a própria Lua em um projeto de arte: é uma esfera e quero transformá-la em um quadrado perfeito. Esse é o sonho […] Pensamos que o melhor seria pintar seções de preto, para que não refletissem mais a luz do sol. Para dar conta da curvatura, você precisa pintar quatro tampas esféricas na superfície da lua […] Eu gosto da maneira como podemos transformar a lua em uma obra de arte contemporânea. Como uma pintura de Malevich ou Mondrian pendurada no céu. Literalmente um projeto lunático.”
A imagem é de Luke Hayes, do Pavilhão Vantablack de Asif Khan usada para ilustrar a proposta de Daniel Libeskind
02. Ai Weiwei – artista – Berlim
“A intensidade da falta de vida na Lua, a impossibilidade das espécies existentes ali, é um espelho. Isso nos faz apreciar ainda mais o precioso milagre da vida neste planeta. Então, o que eu posso colocar na lua é uma observação: minha insignificância em relação ao universo, e usar isso como um ponto de vista do planeta Terra.”
03. Kara Walker – Artista – Nova York
“Eu comecei a pensar em uma colônia lunar, sobre a qual muita gente falou seriamente ao longo dos anos. Então, o que eu faço é isto: para cada criança nascida na Terra, um macho sexista, supremacista branco, seria enviado para a lua. Eles poderiam colonizá-lo para o conteúdo de seu coração e olhar para baixo a uma distância de um quarto de milhão de milhas. É um mundo monocromático lá em cima; Provavelmente eles adorariam.”
04. Laurie Anderson – Artista – Nova York
“O plano deles é apenas circular ao redor da lua em vez de pousar, então eu acho que seria difícil fazer qualquer trabalho lá em cima: Havia tanta coisa acontecendo na janela que você não conseguia pensar em perder um segundo. . No momento em que você vem e vê a terra se erguer – muitas pessoas imaginaram como seria realmente ver isso. Você ficaria louca de felicidade.”
05. Hito Steyerl – Escritor e Artista – Berlim
“Eu não me oponho à idéia de exploração espacial; é interessante, especialmente a observação do espaço profundo. Mas toda a ideia de viagens espaciais corporativas parece-me bastante estranha: penso que é uma espécie de plano de socorro aos oligarcas, para o caso de a terra se tornar inabitável. A comunidade final fechada.
Minha ideia seria pegar os outros sete artistas e convencê-los a não decolar para a lua, mas criar um habitat espacial aqui mesmo na Terra. Há tantos lugares que atualmente não são habitáveis: zonas de conflito, áreas que sofrem com grande pobreza e devastação ambiental […] Nós criamos um ambiente rico em oxigênio, temos plantas crescendo, e os outros artistas e eu poderíamos trabalhar ecrio. Trata-se de reciclar civilizações disfuncionais como habitats habitáveis.”
06. Eric Fischl – Pintor e Escultor – Nova York
“A única maneira de entender o absurdo de ter pensado que eu queria estar lá em primeiro lugar é recorrer ao humor. Acho que meu primeiro ato criativo depois de pousar na lua seria abrir o zíper de meu traje espacial e fazer xixi em um espaço sem gravidade, em um esforço fútil para marcar meu território.”
07. Thomas Ruff – Fotógrafo – Düsseldorf
“Para mim, a coisa mais interessante sobre a lua é o lado negro: o lado que nunca vemos da Terra. Da Terra você não pode mudar o ângulo que você olha para a lua – estamos presos com o mesmo ângulo e dependem da luz do sol – enquanto que em uma espaçonave você pode manobrar livremente. Eu gostaria de usar isso e fotografar de todos os ângulos possíveis.”
08. Tacita Dean – Artista e Cineasta – Los Angeles
“Eu coleciono pedras, então se eu chegasse na lua em vez de apenas orbitar, a superfície imediatamente me excitaria: a própria rocha da lua; todos esses meteoritos, bilhões de anos. Eu gostaria de fazer um filme sobre a experiência simplesmente de estar na lua, concentrando-se nos detalhes, exatamente como era. Eu não tentaria pré-imaginar a experiência; Eu apenas observaria. Absorva o máximo que puder.”
FONTE: Art & Designer – The New York Times
Constantemente, computadores estão sendo aperfeiçoados para ver e compreender o mundo em que vivemos através da inteligência artificial. O buscador do Google é capaz de identificar e categorizar milhões de
CAPSAICINA é a substância ativa da pimenta. É o que faz ela arder na alma da gente.
Um blog ousado sobre arte, cultura e tecnologia.
Feito por um grupo apaixonado pelo desafio de alcançar a melhor performance e oferecer a melhor experiência através do desenvolvimento de softwares para a internet.
Para nós a tecnologia que inspira é como uma pitadinha a mais de pimenta: deixa tudo mais interessante e causa novas sensações. É esse sabor picante que nos envolve e faz arder ainda mais essa nossa paixão. Afinal com pimenta, tudo é mais gostoso!
Por que não experimentar? Quero ver se você aguenta.
Conheça quem adiciona pimenta nesse molho.