TechnicalDebt em português a tradução mais clara seria “divida técnica” em outras palavras seria um amontoado de códigos bagunçados
Dívida Técnica é uma metáfora, criada por Ward Cunningham, que enquadra como pensar em lidar com essa bagunça, com esse lixo, pensando nisso como uma dívida financeira. O esforço extra necessário para adicionar novos recursos é o pagamento de juros sobre a dívida…fato
Imagine que eu tenha uma estrutura de módulo confusa na minha base de código e preciso adicionar um novo recurso. Se a estrutura do módulo fosse clara, levaria quatro dias para adicionar o recurso, mas com esse conteúdo, levo seis dias. A diferença de dois dias é o interesse na dívida, (juros). Você sempre pode implementar algo a curto prazo, mas com grande impacto negativo a longo prazo.
Dito assim, isso parece uma questão simples de trabalhar os números, e qualquer gerente com uma planilha deve descobrir as opções. Infelizmente, como não podemos medir a produtividade, nenhum desses custos é objetivamente mensurável. Podemos estimar quanto tempo leva para fazer uma tarefa, estimar como seria se a “sujeira” fosse removida e estimar o custo de remoção da sujeira. Mas a precisão de tais estimativas é muito baixa.
Dado isso, geralmente o melhor caminho é fazer o que normalmente fazemos com dívidas financeiras, pagar o principal gradualmente. No primeiro recurso, vou gastar alguns dias extras para remover parte do lixo. Isso pode ser suficiente para reduzir a taxa de juros em melhorias futuras para um único dia. Isso ainda vai levar tempo extra, mas removendo o lixo estou tornando mais barato para futuras mudanças neste código. O grande benefício da melhoria gradual como essa é que naturalmente significa que gastamos mais tempo na remoção de lixo nas áreas que modificamos com frequência, que são exatamente as áreas da base de código em que mais precisamos que a sujeira seja removida.
A metáfora da dívida é usada às vezes para justificar a negligência da qualidade interna. O argumento é que é preciso tempo e esforço para impedir que o lixo se acumule. Se houver novos recursos que sejam necessários urgentemente, talvez seja melhor assumir a dívida, aceitando que essa dívida terá que ser administrada no futuro.
Assumir dívidas para agilizar a entrega só funciona se você ficar abaixo da linha de design e as equipes atingem essa linha em semanas, em vez de meses.
Utilizando a tecnologia como ferramenta transformadora, muitas pessoas desconhecidas com necessidades e interesses em comum estão trocando, dividindo e doando, bens e serviços através de sites, aplicativos e redes sociais.
Essa
CAPSAICINA é a substância ativa da pimenta. É o que faz ela arder na alma da gente.
Um blog ousado sobre arte, cultura e tecnologia.
Feito por um grupo apaixonado pelo desafio de alcançar a melhor performance e oferecer a melhor experiência através do desenvolvimento de softwares para a internet.
Para nós a tecnologia que inspira é como uma pitadinha a mais de pimenta: deixa tudo mais interessante e causa novas sensações. É esse sabor picante que nos envolve e faz arder ainda mais essa nossa paixão. Afinal com pimenta, tudo é mais gostoso!
Por que não experimentar? Quero ver se você aguenta.
Conheça quem adiciona pimenta nesse molho.